Otimizar espaços, investir em decoração equilibrada e aproveitar versatilidade de mobiliário podem aumentar foco e produtividade

A possibilidade de trabalhar em casa, seja em uma escrivaninha no quarto ou em uma mesa na sala de jantar, deixou de ser uma realidade distante para grande parte dos trabalhadores em todo o mundo. O agravamento da pandemia da covid-19 e a necessidade do isolamento social obrigaram empresas a buscar alternativas para manter o funcionamento de suas atividades e, neste cenário, o home office foi inserido gradualmente na rotina de diversas pessoas. De acordo com pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por exemplo, cerca 20,8 milhões de brasileiros possuem a viabilidade de exercer suas funções de forma remota, tendência que deve continuar mesmo após o fim da pandemia.

Com o objetivo de se adequar à nova realidade, muitos viram a necessidade de olhar com mais carinho para dentro de suas próprias casas, já que, desde março de 2020, foram obrigados a ressignificar ambientes e móveis, antes vistos apenas como ferramentas de lazer e descanso, e transformá-los em escritórios, mesmo que compactos, para sua rotina no trabalho.

Por isso, a Espaço A+ separou algumas dicas de organização e decoração para melhorar o trabalho remoto:

Escolha o cômodo

Antes de qualquer coisa, identifique qual é a sua melhor possibilidade para inserir um escritório sem que a dinâmica da casa e dos moradores seja prejudicada. Corredores, espaços vagos no quarto, sacadas e espaços subutilizados podem ser muito bem-vindos para a instalação de mesas e escrivaninhas.

Organização é tudo

Assim que escolhido o ambiente do home office, será necessário organizá-lo de forma inteligente, de forma com que tudo esteja ao alcance da sua mão. Para manter a mesa bem ordenada, nada melhor do que utilizar organizadores, que separam canetas, lápis, pastas, papéis e demais artigos de escritório. Post-its e caixas de correspondência, para classificar documentos também podem fazer a diferença.

Invista em prateleiras e mesa com gavetas

Para otimizar o espaço, o ideal é investir em prateleiras verticalizadas e mesas com gavetas, que possam guardar tudo aquilo que não é essencial durante o expediente ou que não sejam constantemente necessárias para a rotina, como livros, arquivos, artigos de escritório, pastas e relatórios.

Use a decoração a seu favor

Não é novidade para ninguém que cores e objetos possuem significados e incentivam estímulos e sensações humanas. Por isso, equilibre sua paleta com tons neutros e vibrantes. Desta forma, você não terá um espaço totalmente relaxante e nem muito distrativo. A iluminação também é um diferencial. Use luminárias, caso necessário.

Priorize o essencial

Por último, mas não menos importante, tenha no escritório somente o que for essencial para o trabalho do dia-a-dia e que não polua o ambiente familiar. Se for preciso, adapte seus espaços e guarde tudo aquilo que não vai usar em um self storage, sejam roupas, móveis ou pertences de uso esporádico. Na Espaço A+, você pode alugar um box do tamanho que necessita, com contratos mensais, sem necessidade de fiador ou taxas adicionais.

Open chat